Review: O Pêndulo de Foucault

O Pêndulo de Foucault
O Pêndulo de Foucault by Umberto Eco
My rating: 5 of 5 stars

Este livro extraordinário é definitivamnete um dos melhores livros que já li. Umberto Eco criou uma obra recheada de cultura e erudição, contendo referências com um rigor irrepreensível que variam desde a ciência e engenharia até à História, Filosofia, Religião e Esoterismo e ciências do oculto, magistralmente combinados numa história que é impossível por de lado até chegar ao fim.

Começando com uma soberba descrição do Pêndulo de Foucault, como centro imóvel do Universo, o autor vai-nos relatando a génese e as características de um Plano secreto traçado pela Ordem dos Templários, criada por Hugo de Payens em 1118 com o apoio de 8 cavaleiros e do rei de Jerusalém Balduíno II, para o controlo de uma fonte inesgotável de energia, idealizado logo a seguir à sua extinção no séc. XIV aquando da condenação à morte do seu último grão-mestre, Jacques de Molay às mãos do Papa Clemente V e do rei Filipe I de França; a destruição da Ordem do Templo propiciou ao rei francês não apenas os tesouros imensos da Ordem (que estabelecera o início do sistema bancário), mas também a eliminação do exército da Igreja, o que o tornava senhor rei absoluto, na França. A realização do Plano descrito neste livro teria que ser adiada até ao momento em que o desenvolvimento tecnológico e científico da espécie humana atingisse o estágio requerido para a respectiva implementação, e que abarca as várias sociedades secretas que foram surgindo ao longo da História da Humanidade, incluindo entre outras, os Rosa-Cruzes e a Maçonaria. Igualmente interessante, é verificar que o início deste Plano se dá precisamente em Tomar, já que foi em Portugal que os Templários assumiram uma expressão significativa na altura em que passaram á clandestinidade após a referida extinção.

Narrada na primeira pessoa de Casaubon, inicialmente um estudante Italiano que escreve uma tese sobre os Templários, Umberto Eco desenvolve um enredo complexo e intelectualmente estimulante, que faz com que o leitor sinta vontade de pesquisar e aprender mais sobre os temas que vão sendo abordados ao longo do livro, à medida que os personagens vão construindo/revelando os intrincados meandros do Plano a partir da associação livre de factos Históricos que se vão interligando entre si através de processos lógicos exercidos pelos personagens e que revelam a imensa cultura do autor. Eco cria aqui um conjunto de personagens muitos ricos psicologicamente, que se movimentam na esfera de uma editora de livros esotéricos, históricos e científicos, e detém-se a revelar pormenores que fazem com que o leitor construa na sua imaginação autênticas personalidades a partir da narrativa, como se de verdadeiras pessoas que existem na vida real se tratasse. Em paralelo, o autor desenvolve uma narrativa de género policial, construindo um verdadeiro thriller na medida em que os personagens se vêem rapidamente envolvidos numa perseguição por parte de sociedades secretas que entretanto se apercebem que o Plano que foi mantido secreto ao longo de vários séculos, foi entretanto descoberto.

Em suma, não sendo um livro cuja leitura se faz de uma assentada, é o tipo de leitura que delicia e estimula intelectualmente qualquer leitor, já que vai abrindo um universo de factos culturais que dá vontade investigar e aprofundar, combinados com uma história de mistério que nos deixa ávidos por saber qual é a conclusão. Este é dos livros obrigatórios que devia ser lido por qualquer pessoa, simplesmente porque se trata de uma obra literária que nos oferece a possibilidade de sentir a verdadeira experiência que é o prazer de ler.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Literatura, Romance Histórico com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Review: O Pêndulo de Foucault

  1. Hugo do Carmo diz:

    Excelente sua review do livro, estava em dúvidas sobre comprá-lo, mas ao ler suas considerações sobre ele e ver que é um profissional da minha área, fiquei com muita vontade de ler esta obra. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s