Review: Tebas das Mil Portas

Tebas das Mil Portas
Tebas das Mil Portas by Robert Silverberg
My rating: 3 of 5 stars

Tebas das Mil Portas, um título que na realidade se refere à cidade de cem portas de Tebas da antiguidade egípcia, é um romance escrito por Robert Silverberg nos inícios da década de 90 do século XX, reflectindo de uma forma algo superficial sobre as implicações que as viagens no tempo poderõ vir a ter sobre a vida humana. Tebas é na realidade uma cidade do Antigo Egipto, designada por Uaset em antigo egípcio, sendo a capital do reino durante o Império Novo, entre 1550 a.C. e 1070 a.C., incluindo as XVIII, XIX e XX dinastias; nas proximidades de Tebas ergue-se hoje a cidade de Luxor, também mencionada no romance de Silverberg.

Quanto ao tema de fundo do livro, se fosse possível viajar para o passado da História Humana neste planeta, seria possível permanecer e viver o resto da vida nessa época remota? Em caso afirmativo, como decorreria a dia-a-dia de seres humanos contemporâneos nessa realidade?; e quais seriam as implicações para o ser humano e para a própria História de tal facto?

Apesar de apreciar muito o estilo, a prosa e as histórias de ficção científica imaginadas por Robert Silverberg, confesso que este livro me deixou algo insatisfeito, na medida em que o autor responde razoavelmente à primeira pergunta mas descura completamente a segunda questão que indiquei acima. Acho, por isso, que este romance não é dos mais conseguidos deste autor, apesar de, na perspectiva do romance histórico, descrever de uma forma relativamente vívida a realidade da antiguidade egípcia e o ambiente previsível de tal cidade, à época a capital do reino egípcio e uma das cidades mais importantes e movimentadas dessa época. Aconselho apenas a quem gostar de ficção científica e de ler as obras escritas por este autor.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Ficção Científica, Literatura com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s