Review: Anoitecer

Anoitecer
Anoitecer by Isaac Asimov
My rating: 5 of 5 stars

Este livro de Asimov e Silverberg explora de uma forma muito original o medo irracional dos seres humanos. Situando a narrativa no planeta Kalgash, que orbita num sistema constituído por nada menos que seis estrelas, uma das quais brilhante como o Sol do sistema solar, dois pares de estrelas duplas mais distantes e uma anã vermelha. Em virtude desta configuração planetária, o planeta Kalgash é continuamente banhado pela luz solar, pelo que nunca em parte alguma deste globo se experimenta a sensação da escuridão. Os seres inteligentes nativos de Kalgash evoluíram portanto num planeta em que nunca anoitece, nunca tendo experimentado uma escuridão banhada pela luz das estrelas. Em consequência, possuem um medo irracional da Escuridão, enraizado nos recônditos mais profundos dos seus sistemas biológicos. A história desenrola-se pois em torno dos comportamentos que poderiam ser experimentados numa situação em que, neste mundo onde é constantemente dia, se verificasse subitamente uma noite. Tal situação ocorre em virtude de um eclipse total que se verifica de 2049 em 2049 anos numa rara configuração planetária e solar. O livro está estruturado em 3 partes: Crepúsculo, Anoitecer e Amanhecer, lidando cada uma, respectivamente, com a introdução das características do medo da Escuridão, com as atitudes irracionais e destrutivas que ocorrem quando efectivamente anoitece e os medos são expostos em toda a sua crueza, e finalmente com o resultado da destruição que se observa na manhã seguinte. A história é narrada da perspectiva de 5 personagens principais, o que nos permite apreciar várias perspectivas distintas do mesmo tipo de medo.
Em minha opinião, os autores escreveram um livro muito interessante que nos permite reflectir sobre as características e consequências dos medos, bem como da grande dificuldade em lidar com eles. Será que após uma catástrofe resultante da libertação de um medo global a civilização regride ao nível da idade média ou regredirá ainda mais?
Globalmente, este livro, escrito em parceria por dois dos maiores autores de FC, e pelos quais eu tenho uma admiração particular ,apresenta-nos uma reflexão muito interessante sobre a natureza humana, a irracionalidade e consequências que podem advir dos medos mais enraizados na espécie humana, e a sua capacidade de recuperação de uma catástrofe a nível planetário. Leitura interessante e aconselhada!

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Ficção Científica, Literatura com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s