Review: Segunda Fundação

Segunda Fundação
Segunda Fundação by Isaac Asimov
My rating: 5 of 5 stars

Este livro que encerra a trilogia original da “Fundação” de Isaac Asimov é simplesmente genial. Tratando-se esta trilogia de uma narrativa sobre o período que medeia entre a queda de uma civilização e o surgimento de uma outra, cuidadosamente planeado com base numa teoria que reúne matemática, estatística, sociologia, psicologia e história (designada por psico-história), e baseado no desenvolvimento de duas fundações distintas, em pontos distintos da nossa galáxia, neste terceiro livro o autor desenvolve a parte final da trilogia em que revela se a mítica segunda fundação é ou não uma realidade, e qual o seu impacte no surgimento da futura civilização humana que se seguirá.

Ao contrário do segundo livro, este centra-se mais em personagens e menos em tendências políticas e ssociais, sendo por isso muito fácil de ler e extremamente absorvente. O livro permite-nos reflectir sobre várias questões interessantes e contém pensamentos igualmente pertinentes. O desenlace final não decepciona o leitor e chega até a ser surpreendente porque o autor consegue incluir na revelação final várias possibilidades que são colocadas pela mente do leitor durante a leitura. Pessoalmente, considero que valeu a pena a “travessia do deserto” que ocorreu durante a leitura do segundo livro (muito prejudicado pela tradução para Português e sobre o qual já coloquei aqui um breve comentário), uma vez que este livro me devolveu inteiramente o encanto por esta saga.

O melhor de tudo é que a história da Fundação não termina neste livro, uma vez que ainda não é no momento final que termina o período de 1000 anos previsto pela psico-história de Hari Seldon para o surgimento da nova civilização galáctica da espécie humana. Segue-se “No Limiar da Fundação”.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s