Review: Inferno

Inferno
Inferno by Dan Brown
My rating: 4 of 5 stars

Este livro de Dan Brown contém todos os ingredientes a que o autor nos tem habituado nas histórias que envolvem o protagonista Robert Langdon, professor universitário e perito em simbologia, nomeadamente um grande conjunto de factos históricos, mensagens cifradas em artefactos antigos, ação a decorrer em locais históricos bem descritos e a perspetiva de uma calamidade de grandes proporções. Como tem sido habitual nos livros de Dan Brown, a narrativa desenrola-se em torno da descoberta de um artefacto de grande importância, envolvendo a decifração de pistas que residem em documentos e artefactos históricos.

Confesso que sou apreciador deste tipo de histórias, e para quem é igualmente apreciador deste género literário, recheado de alusões históricas que permitem desvendar um mistério, estebelecendo uma ligação entre o passado e o presente, a leitura deste livro não irá definitivamente desiludir. Precisamente, nesta obra, apreciei, em particular, a ligação que Dan Brown consegue estabelecer entre a Divina Comédia de Dante Alighieri e a atualidade, mais concretamente, a ponte que estabeleceu entre a primeira parte deste poema épico (Inferno), e a sua natureza profética, e o contexto da atual Sociedade Tecnológica da Informação e do Conhecimento. A este nível, penso que Dan Brown conseguiu apreender o verdadeiro significado do “Inferno” de Dante no que diz respeito à essência do Ser Humano, demostrando uma grande crença nas capacidades humanas e atualizando a mensagem subreptícia contida nesta obra literária do século XIV.

Contudo, devo dizer que, ao contrário de livros anteriores, à medida que ía lendo, fiquei com a sensação que, em algumas partes da narrativa, há eventos que parecem forçados para aumentar o suspense e permitir que a história tenha o final pretendido, em lugar de me terem parecido acontecimentos perfeitamente naturais que não poderiam ter ocorrido de forma diferente se esta história se passasse na vida real. De facto, alguns destes pormenores da narrativa estragaram-me um pouco a experiência na medida em que, para mim, ficou muito claro, demasiado cedo, quem é quem nesta trama. No entanto, a narrativa não deixa de ser trepidante, recheada de suspense e reviravoltas surpreendentes enquanto o protagonista se desloca de local histórico para local histórico, partindo de Florença, em busca da próxima pista que lhe permitirá desvendar o mistério, construindo uma narrativa em que nada acaba por ser o que parece à primeira vista.

Um dos aspetos interessantes deste livro é que nos permite aprender algo mais sobre personagens e eventos da História do Renascimento, fazendo-nos viajar em imaginação ao longo de três cidades com um grande património histórico, ao mesmo tempo que nos mergulha numa trama elaborada e complexa. O outro aspeto interessante deste livro é que se debruça sobre um problema real e atual com o qual toda a espécie humana se confronta, demonstrando bem a forma como a tecnologia que resulta do génio humano, produto último da máquina biológica mais avançada que a evolução produziu – o cérebro humano – pode na verdade ser a resposta da própria natureza para resolver um problema que, de outra forma, sem a solução tecnológica, teria que ser resolvido de uma forma muito mais drástica. Curiosamente, Dan brown exprime neste livro uma opinião muito clara sobre a teoria da evolução Darwiniana que encaixa perfeitamente com a descrição mais lúcida e apaixonante que já encontrei desta teoria no livro “Sombras de Antepassados Esquecidos” de Carl Sagan e Ann Druyan.

Na era da Biotecnologia e da Engenharia Genética, e num momento do desenvolvimento da nossa espécie em que somos já capazes de compreender alguns aspetos dos genes que nos tornam humanos, aconselho a leitura deste livro que considero uma história de suspense que diverte ao mesmo tempo que instrui, informa e alerta para a realidade macroscópica da evolução da espécie humana.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s