Review: Mutação Polar

Mutação Polar
Mutação Polar by Clive Cussler
My rating: 3 of 5 stars

Este é o típico livro de aventura em que não faltam peripécias no mar, em ilhas remotas e a componente tecnológica, neste caso centrada em torno de dispositivos capazes de influenciar o campo eletromagnético do planeta Terra, podendo provocar uma troca entre os polos magnéticos do planeta, e afetar igualmente a localização dos pólos geográficos, com consequências potencialmente devastadoras para a vida no planeta.

Este livro tem, a meu ver, duas partes distintas: a primeira parte abrangendo os primeiros 8 capítulos é excessivamente maçadora e muito longa (90 páginas), excetuando o prólogo que desperta o interesse, estas 90 páginas podem facilmente fazer-nos desistir de prosseguir a leitura. No entanto, a partir do capítulo 9 a história ganha algum interesse, e a partir do metade do livro a narrativa torna-se mais fluída e cativante, a narrativa passa a centrar-se mais na ação e na componente de aventura e menos em descrições longas e aborrecidas que pouco acrescentam à narrativa. Apesar da história em si não despertar muito a ligação do leitor com os personagens, e ser igualmente muito previsível, para o final o livro já se lê com mais interesse.

A tradução não é das melhores, provavelmente fruto do facto de ter sido o 1º livro de Clive Cussler que foi publicado pela SdE que ultimamente no tem brindado com grandes livros e muito bem traduzidos. Na verdade, existem muitas incorreções nos conceitos escritos em Português, existindo igualmente algumas gralhas e repetições que incomodam um pouco a leitura. As explicações científicas também são confusas, bem como uma tentativa gorada de recorrer a uma mensagem codificada (à la Dan Brown) que podia ter sido mais bem descrita e explorada.

Em suma, não sendo o melhor livro de Clive Cussler (já li e revi alguns bem melhores), é um livro de aventura com alguma ação que acaba por proporcionar algum entretenimento.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s