Review: The Eye of God

The Eye of God
The Eye of God by James Rollins
My rating: 5 of 5 stars

Cada livro de James Rollins garante-nos à partida uma viagem intelectual que mistura história, geografia, religião e ciência numa narrativa de ação tão trepidante que a leitura se transforma numa experiência cinematográfica, tão vívidas são as imagens criadas pelo cérebro imerso na narrativa. Neste livro, o autor explora ingredientes tão diversos quanto: a física da mecânica quântica, inlcuindo o entrelaçamento quântico e o multiverso, a física do movimento dos asteróides e dos cometas e a ainda enigmática energia escura teorizada na cosmologia como o factor principal que conduz à expansão do universo; os factos históricos associados a Átila, o Huno, a Genghis Khan, o conquistador que fundou o grande Império Mongol dos séculos XII e XIII que se estendeu das margens do Pacífico até às margens do Adriático e ao apóstolo S. Tomé, quem deixando Jerusalém, rumou para Oriente e lá plantou as raízes do Cristianismo; a biologia do lago Baikal na Rússia, o lago mais profundo de áfua doce à superfície do nosso planeta; e a geografia de grandes cidades como Hong Kong e Macau, com referências á cultura Portuguesa que ainda hoje subsiste naquela cidade do extremo oriente.

Para mim, um dos aspetos que aumenta o interesse da leitura da ficção criada por James Rollins é o facto de o autor basear as suas histórias em descobertas e teorias que existem na realidade e, no final do livro, oferecer ao leitor um resumo comentado dos ingredientes em que baseou a narrativa, separando a realidade da ficção. Para além do entretenimento, isto faz com que cada livro seja igualmente uma oportunidade de aprendizagem para o leitor, já que não se limita a despertar o interesse mas também aponta caminhos para aqueles que desejam saber mais sobre as teorias, descobertas e factos que serviram de suporte à narrativa.

Este livro conta-nos mais uma história da Força Sigma, que neste caso tem como missão impedir a ocorrência de uma catástrofe planetária, necessitando, para tal, de interpretar escritos e achados históricos, ao mesmo tempo que busca a localização da queda de um satélite artificial que registou dados essenciais que podem ajudar a conhecer melhor um dos maiores mistérios da cosmologia moderna: a energia escura. Com base nestas premissas, o autor desenvolve uma narrativa repleta de ação e suspense à medida que os protagonistas vão interpretando as várias pistas históricas que os conduzirão ao local onde se encontra escondido um determinado artefacto.

Apesar de me sentir entretido pelas cenas de ação que Painter Crowe, Kowalski, Gray e Seichan protagonizam, para mim as melhores partes deste livro são as reflexões contextualizadas que vai oferecendo ao longo da narrativa. Destaco, por exemplo, a passagem em que Jada reflete sobre o pensamento de Carl Sagan em Cosmos “Nós somos feitos de estrelas. Somos a forma que o cosmos encontrou para se descobrir a si próprio”; e a própria extrapolação de James Rollins ao reflectir sobre a natureza quântica da consciência humana, relacionado-a com a teoria do entrelaçamento quântico e os universos paralelos: “a morte não passa do colapso do potencial de uma vida num dado fluxo temporal […] quando uma porta se fecha neste fluxo de temop, outra se abre num fluxo temporal alternativo permitindo que a consciência flua para diante numa nova direção”.

Por tudo isto, posso afirmar que a leitura deste livro se tornou, uma vez mais, numa experiência enriquecedora, esclarecedora e inolvidável. Muito interessante. Saia cara ou coroa, não posso deixar de aconselhar!

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s