Review: The Martian

The Martian
The Martian by Andy Weir
My rating: 5 of 5 stars

Este livro é tão espantoso, está tão bem escrito, é tão empolgante e fácil de ler, com os eventos a ocorrerem a um ritmo tal que a tensão da narrativa não me deixou largá-lo até ter voltado a última página! Posso afirmar sem qualquer sombra de dúvida que este livro especial irá integrar a minha short list dos melhores livros de Hard SciFi de sempre.

O livro descreve a história do astronauta Mark Watney, um engenheiro mecânico/botânico que, tendo sido abandonado em Marte após uma tempestade que levou a abortar a missão originalmente prevista para 30 sols (dias solares marcianos) ao fim do segundo sol, tenta sobreviver recorrendo aos poucos recursos que integravam a missão original. A narrativa está construída em torno de entradas que Mark vai acrescentando ao seu diário de missão à medida que o tempo vai passando. Neste contexto adverso, o autor construiu uma história original e irresistível, centrada em personagens e acontecimentos tão realistas que cativam o leitor desde a primeira página. Na minha opinião, há dois aspetos que contribuem para fazer deste um livro muito especial: a forma como a ciência é usada e descrita e o humor que permeia os diálogos e os pensamentos do astronauta.

Em primeiro lugar, o autor baseia todas as ações em factos científicos concretos e explica-os da perspetiva de Mark. É precisamente esta forma cientificamente correta de explicar os acontecimentos que torna a história tão credível. Por outro lado, o humor é absolutamente irresistível. Estes dois aspetos, conjugados com passagens arrepiantes de sobrevivência num ambiente extremamente hostil proporcionam entretenimento e conhecimento em doses igualmente elevadas.

Este é um livro *obrigatório* e altamente aconselhado para os aficionados de Ficção Científica.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s