Review: A 5ª Vaga

A 5ª Vaga
A 5ª Vaga by Rick Yancey
My rating: 4 of 5 stars

“A 5ª Vaga” de Rick Yancey é livro que desenvolve uma narrativa original sobre uma invasão extraterrestre do planeta Terra, recriando um cenário pós-apocaliptico, tipicamente distópico, que tem vindo a ser explorado na literatura mais recente deste sub-género da Ficção Científica. Misturando elementos introduzidos em outras obras similares, tais como “A Passagem” de Justin Cronin e “O Jogo Final” de Orson Scott Card, com descrições quase cinematográficas que evocam a série de TV “Falling Skies” de Robert Rodat, não deixa de ser uma história com aspetos inovadores que nos vai cativando cada vez mais, à medida que se vão desvendando os contornos das sucessivas vagas da invasão extraterrestre.

À semelhança daquelas obras, também aqui se centra a narrativa em torno de personagens adolescentes/jovens adultos, explorando as várias dimensões das emoções humanas e da afeição que caracteriza as relações entre seres humanos, desenvolvendo, no entanto, um conceito original de alien, explorando mais aprofundadamente a psicologia dos invasores extraterrestres e a forma pela qual poderão ser derrotados por uma espécie humana dizimada por sucessivas vagas de devastação tecnológica, tsunamis, um surto epidémico global e assassinos infiltrados.

Para mim, os aspetos mais interessantes deste livro residem nas auto-reflexões de Cassie, Ben e Evan, muitas delas sarcásticas e, por isso, recheadas de humor, cada um deles confrontado com os respetivos medos, anseios, desilusões e expectativas, e que nos vão sendo apresentados em paralelo com os eventos que desenvolvem a ação. As partes de Ficção Científica que abordam a espécie alienígena. os seus artefatos e as suas capacidades tecnológicas, apesar de desenharem um cenário possivelmente verosímil, são, no entanto, diminutas, já que o livro privilegia a intensidade dramática associada às reações e relacionamentos entre os personagens. No que diz respeito ao fio narrativo, o livro não desilude, uma vez que à medida que a história se desenvolve, a tensão a que os personagens estão sujeitos vai igualmente aumentando até ao desenlace final.

Sendo o 1º livro de uma trilogia, “A 5ª vaga”, que tem já uma versão cinematográfica realizada por J Blakeson em pré-produção, termina com um sentimento de esperança para a Humanidade, mas deixa no ar um conjunto de incógnitas que prometem ser desvendadas nos próximos livros, estando o 2º volume da trilogia programado para ser lançado no próximo mês de Setembro de 2014.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s