Review: Maze Runner – Correr ou Morrer

Maze Runner - Correr ou Morrer
Maze Runner – Correr ou Morrer by James Dashner
My rating: 4 of 5 stars

Este livro, o 1º volume de uma trilogia, narra a história de Thomas, um jovem que acorda num elevador que o deixa no centro de um labirinto e de uma sociedade juvenil, com uma organização e vocabulário estranhos, e sem qualquer memória de curto prazo da sua vida até àquele momento. Neste 1º volume, à medida que a narrativa se desenvolve, o autor vai desvendando os pormenores da história, à medida que o personagem principal os vai descobrindo ou recordando.

Da escrita do autor, gostei, em particular, de dois aspetos, apesar de considerar que o tema central do livro está descrito de uma forma muito básica. Em primeiro lugar, gostei de ir descobrindo os pormenores da história à medida que o personagem os vai desvendando, sem recurso a flashbacks ou outros artifícios para introduzir nova informação na narrativa. Em segundo lugar, todas as cenas em todos os capítulos descrevem eventos, acontecimentos, isto é, são todas cenas de ação, o que a transformam numa experiência mental quase cinematográfica. Os próprios diálogos desenrolam-se no contexto de eventos, sem recurso a descrições ou a pausas na ação. Por isso, a leitura torna-se extremamente atraente para o leitor porque está sempre a acontecer qualquer coisa.

Existem vários capítulos deste livro em que a história me fez evocar outras obras literárias e cinematográficas, tais como “O Silo” de Hugh Howey, a série de TV “Lost” e o filme Português RPG, porque mistura elementos que também foram explorados nestes contextos.

Aconselho a todos os leitores que gostam de livros de aventura e ação que se desenrola no contexto de uma distopia futurista.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s