Review: Influx

Influx
Influx by Daniel Suarez
My rating: 3 of 5 stars

A premissa deste livro de Daniel Suarez é que a espécie humana atingiu já um nível de desenvolvimento tecnológico muito superior ao que se assiste atualmente: smartphones, computadores, veículos elétricos e outras tecnologias consideradas corriqueiras no século XXI encontram-se, de facto, completamente obsoletas, existindo já tecnologias muito mais avançadas, mas que são consideradas disruptivas para o tecido da sociedade e da própria economia, tendo que ser introduzidas com muita ligeireza e espaçadamente para que a vida das pessoas não sofra alterações que a possam colocar em risco. Na verdade, neste livro Daniel Suarez mostra que o verdadeiro motivo não é esse, mas sim a concentração do poder que o domínio das tecnologias avançadas confere ao seu detentor.

Neste contexto, o livro descreve as ações da BTC (Bureau for Technology Control), uma agência americana cujo objetivo é o de esconder da sociedade em geral, e controlar o desenvolvimento, de tecnologias avançadas, bem como raptar e aprisionar cientistas e engenheiros cujas descobertas coloquem em risco tal objetivo. Há aqueles que escolhem colaborar com a BTC e há aqueles que não se resignam a colaborar. A forma como a BTC lida com uns e outros é o tema central deste livro, que nos conduz ao longo da vida de um cientista, Jon Grady, que tendo efetuado uma descoberta científica promissora (o “espelho gravítico”), se vê subitamente nas garras da BTC, e decide não colaborar com a agência, mantendo para si o segredo do seu projeto científico. As consequências desta decisão vão sendo reveladas à medida que a narrativa progride, e os contornos das ações desenvolvidas pela BTC vão sendo desvendadas.

Gostei muito deste livro, na medida em que permite apreciar e refletir sobre o desenvolvimento tecnológico, sendo exploradas tecnologias tão diversas quanto a fusão nuclear como forma alternativa de energia, inteligência artificiais distribuídas com capacidades omniscientes e dotadas de sentimentos e emoções e seres humanos concebidos para serem geneticamente superiores. Essencialmente, todos os desenvolvimentos tecnológica abordados neste livro possuem uma forte componente especulativa assente, em larga medida, em tecnologia plausível. Por outro lado, concentra-se em construir a ação em torno de uma série de invenções tecnológicas revolucionárias com o potencial de fazer a sociedade dar um salto significativo em direção ao futuro. Por isso, estas tecnologias não surgem como meros adereços mas são fulcrais à trama, sendo a partir delas que a narrativa avança e se desenvolve.

O capítulo inicial é um pouco técnico, na medida em que descreve com algum pormenor a referida tecnologia do espelho gravítico. No entanto, a partir do 2º capítulo a narrativa decorre com bastante fluidez e consegue ser lida com muita facilidade, bastando para tal possuir conhecimentos mínimos ao nível do Inglês Técnico. Para além disso, o livro progride a partir de uma parte inicial em que as várias tecnologias vão sendo desvendadas para uma segunda parte em que a ação se centra no que sucede a Jon Grady e a forma como o protagonista vai lidando com as dificuldades que se deparam a qualquer pessoa que se vê confrontada com tecnologias que nunca imaginou serem possíveis.

Em suma, este livro pode ser considerado como o equivalente literário a uma viagem ao futuro próximo que pode muito bem já ser o presente oculto. Aconselho a todos aqueles que se deleitam com ficção científica que permite refletir sobre os impactes que os avanços tecnológicos podem ter na vida das pessoas.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s