Review: Quando Éramos Mentirosos

Quando Éramos Mentirosos
Quando Éramos Mentirosos by E. Lockhart
My rating: 4 of 5 stars

Está aqui um livro YA extremamente original que nos relata a história de Cadence, uma adolescente nascida no seio de uma família rica, de seu nome Sinclair, que na qual se valorizam as aparências acima de tudo: não se fala de derrotas, não se fala de pessoas mortas, nunca se expõem emoções pessoais e valoriza-se a delicadeza e as boas-maneiras.

Cadence, que narra a história num tom sarcástico e depreciativo destas regras familiares, passa as férias de verão na ilha da família onde os avós construíram casas adicionais para cada uma das 3 filhas e respetivas famílias, as 2 tias e a mãe de Cadence. A protagonista junta-se aos 2 primos (Johnny e Mirren) e a um amigo de Johnny (Gat), por quem alimenta uma paixão adolescente, e os 4 (que são designados por Mentiroso pela família, muito embora não se ofereça explicação para esta designação) irão protagonizar um mistério que será desvendado no final do livro, com um desenlace inesperado.

Este livro tem várias características das quais gostei particularmente. Em primeiro lugar, está muito bem escrito – a narrativa é fluída, os capítulos são curtos e a prosa está de tal maneira estruturada que é muito fácil de ler e seguir história, fazendo igualmente com que seja difícil parar de ler. Para além disso, o livro não é muito extenso e pode ser lido de uma assentada, o que permite ter sempre presentes os pormenores que vão sendo introduzidos ao longo dos capítulos. Fiquei bem impressionado com a escrita da autoria, porque o livro explora bem o discurso típico de um adolescente, com ideias desordenadas, que vão sendo introduzidas com a rapidez, conduzindo a um conjunto de pistas fragmentadas que, em conjunto, explicam o desfecho desta história. Finalmente, quando o grande segredo é revelado, e se desvenda a verdade por trás do grande mistério que afeta Cadence, o leitor é apanhado desprevenido e a verdade revela-se muito mais chocante do que inicialmente se possa supor.

Gostei muito de ler este livro e penso que se trata de uma história bem concebida, recheada de surpresas e reflexões que nos fazem ora sorrir ora estranhar, com personagens que facilmente se desenvolvem na imaginação do leitor e com quem se cria facilmente uma ligação. a história permanece na memória muito após se ter virado a última página. Leitura leve e agradável para um dia estival. Recomendo.

View all my reviews

Sobre Nuno Magalhães Ribeiro

Professor Universitário e Autor especialista em Engenharia Informática.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s